Democratas antifascistas<br>lançam petição

Assim que ficou conhecida a decisão do Governo de concessionar a Fortaleza de Peniche a privados, um conjunto de democratas antifascistas – muitos dos quais antigos presos políticos e familiares – lançou um abaixo-assinado em defesa da memória, resistência e luta do povo português contra o fascismo. O documento está aberto à subscrição em http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=forte-peniche:

«Os abaixo assinados democratas antifascistas, surpreendidos com as recentes notícias sobre a concessão do Forte de Peniche, empenhados na defesa da necessária preservação da memória e resistência ao fascismo e pelo respeito de milhares de portugueses que deram o melhor das suas vidas para que o povo português pudesse viver em liberdade, apelam ao Governo para que o Forte de Peniche permaneça património nacional, símbolo da repressão fascista e da luta pela liberdade.»

Os primeiros subscritores são José Pedro Soares, Marília Villaverde Cabral, Domingos Abrantes, António Borges Coelho, Luísa Tito de Morais, José Ernesto Cartaxo, José Pinheiro Lopes de Almeida, Catalina Pestana, Mário de Carvalho, Maria José Ribeiro, Manuela Bernardino, Ana Aranha, António Redol, Conceição Matos, Alfredo Caldeira, Diana Andringa, Deolinda Machado, Abílio Fernandes, Eulália Miranda, Comandante Manuel Begonha, Capitão de Mar e Guerra Carlos Machado dos Santos, Coronel Vasco Lourenço, Adelino Pereira da Silva, Silvina Miranda, Alfredo Matos, Viale Moutinho, Ilda Figueiredo, Manuel Pedro, Maria Lourença Cabecinha, António Gervásio, António Regala, Jorge Sarabando, Manuel Gusmão, Francisco Braga, Jaime Serra, Carlos Costa, Almirante Martins Guerreiro, Francisco Melo, José Barata Moura, Pilar del Río, Odete Santos, Américo Leal, Sisaltina Maria dos Santos, Joaquim Judas, Sérgio Godinho, Maria do Céu Guerra, Nuno Brederode dos Santos, Margarida Tengarrinha, Manuel Carvalho da Silva, Silvestre Lacerda, Henrique Espírito Santo, Eugénio Pinto Basto, Nuno Ramos de Almeida, Paulo de Carvalho, António Vilarigues, Guilherme da Fonseca, Coronel José Emílio da Silva, Georgete Ferreira, Dulce Rebelo, Levy Baptista.

 



Mais artigos de: PCP

«Tempo de importantes combates»

O Secretário-geral do PCP aproveitou um comício em Cascais, sexta-feira, dia 30, e um jantar-comício na Marinha Grande, sábado, dia 1, para passar em revista a situação política decorrente das legislativas de 4 de Outubro. «Seja qual for a situação que se apresente no futuro, um ano depois e analisando a evolução, mais segura é a nossa convicção de que tomámos as decisões certas que a nova realidade pós-eleitoral exigia», considerou.

Atentado ao património e à memória

O PCP considera inaceitável a proposta do Governo de concessionar a privados 30 imóveis históricos para fins turísticos, colocando-se assim em causa a memória colectiva do povo português.

Tribuna pública dia 8 em Olhão

O PCP promove no próximo sábado, 8, no Mercado de Olhão, uma tribuna pública contra as demolições na Ria Formosa, que o Governo decidiu prosseguir.

Levar mais longe uma voz ímpar

No ano em que se comemora o 85.º aniversário do Avante!, foi lançada uma campanha nacional de divulgação com a qual se pretende elevar consideravelmente a difusão, venda e leitura do órgão central do PCP. Se todo o jornal só tem...

Contratos ilegais no Bairro Rosa

O Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) quer que os moradores do Bairro Rosa, em Almada, assinem contrato baseado numa lei já alterada e ameaça de despejo quem não o fizer.

Tribuna do Congresso

Tal como foi decidido pelo Comité Central na sua reunião de 4 e 5 de Março, será aberto um espaço nas páginas do Avante! para a discussão das Teses/Projecto de Resolução Política do XX Congresso. A Tribuna do Congresso inicia-se na...